Quem foi Joseph Pilates

O criador do método de Pilates já foi uma criança doente e condenada a viver sobre uma cadeira de rodas,  mas se superou suas dificuldades e se tornou um grande atleta.

Joseph H Pilates foi o criador do método Pilates. Ele nasceu em Düsseldorf, Alemanhã, onde morava com seus pais até servir durante a primeira guerra mundial e se mudar para os Estados Unidos da América.

A mãe de Pilates era naturopata, um tipo de medicina alternativa que atua de forma a auxiliar o corpo a criar mecanismos de auto cura através de ervas medicinais e alimentos orgânicos. A forma de diagnóstico utilizada neste tipo de medicina se dá através da observação de irregularidades nas unhas, língua, pulsos e ouvidos, entre outros.

A infância de Pilates

Quando Pilates era criança sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Ele passou a estudar métodos da medicina oriental, anatomia e fisiologia, em busca de alguma forma de cura para o seu problema. Ao alcançar a sua juventude, Pilates se tornou um grande lutador de boxe, além de um bom ginasta e mergulhador. Tudo isso graças a seu empenho e dedicação aos estudos sobre o corpo e a mente.

Como surgiu os aparelhos de Pilates

Quando atuava na primeira guerra mundial, Pilates foi capaz de testar seus métodos com soldados feridos. Como muitos deles não eram capazes de se movimentar por inteiro, ou não podiam exercer muito peso sobre a coluna, ele criou aparelhos específicos utilizando as molas e barras das camas da enfermaria.

Logo eles perceberam os benefícios do método, pois se sentiam-se mais fortes, mais resistentes às doenças e com as lesões completamente tratadas.

Benefícios do método de Pilates

O método de Pilates é capaz de fortalecer os músculos existentes, criar novos músculos, atuar na proteção da coluna, melhorar consideravelmente a postura do praticante, melhorar a respiração, tratar inflamações localizadas nas articulações, favorece o aumento da imunidade devido a uma melhora na circulação sanguínea e fornece ao praticante equilíbrio físico e mental.

A flexibilidade oferecida pelo treinamento e a resistência física são os benefícios preferidos dos bailarinos e atletas de diversas modalidades.