O que é Pilates Funcional?

O método de Pilates ganhou versões adaptáveis ao aluno com problemas de saúde mais específicos, que apresentassem a necessidade de treinamento especial. Este método é conhecido como Pilates Funcional.

O método criado por Joseph Pilates vem auxiliando diversas pessoas interessadas em manter a boa forma física, a resistência e a força. Ele define os músculos, desenvolve a musculatura do abdômen, melhora a capacidade de concentração, respiração e equilíbrio físico e mental. Bailarinos, atletas e praticantes de ginástica olímpica se tornaram os mais assíduos ao treinamento de Pilates.

Mas embora todos estes benefícios fossem muito procurados pela maioria das pessoas, notou-se um grupo que demonstrava maior interesse pelos benefícios curativos do treinamento, que envolvem principalmente aqueles relacionados com a respiração e problemas ortopédicos. Desta percepção  começaram a surgir novos métodos derivados do método original criado por Joseph Pilates, o Pilates Funcional.

Como surgiu o Pilates Funcional

Para atender melhor estes potenciais clientes, surgiu o Pilates Funcional. Este modelo de Pilates começou a ser pensado após um entendimento entre a necessidade do aluno, as causas de suas dores, e a forma como o treinamento poderia ser aplicado para garantir que o resultado pudesse ser o melhor possível.

Entre os métodos considerados funcionais temos, o RPG, o Self Healing, Isostretching, Yoga e método Kabat, dentre outros.

Para que serve o Pilates Funcional

O treinamento do Pilates Funcional atua de forma a causar adaptações no corpo a partir de exercícios físicos capazes de estimular o sistema nervoso, favorecendo os aspectos neurológicos e agindo na sua capacidade funcional. Neste processo o Método Kabat exige do praticante uma resposta dos receptores sensitivos, que são aqueles que fornecem informações de movimento.

O IsoStretching favorece ao praticante o domínio e o equilíbrio dos movimentos, e o RPG, ou, Reeducação de Postura Global, atua no tratamento de patologias morfológicas, articulares, traumáticas, respiratórias e esportistas.

Através do Yoga é possível tratar a respiração e melhorar a elasticidade do corpo. Praticar alongamento, meditação, concentração e equilíbrio.

Funcional: A palavra funcional tem sua origem no latim- lat functione + al, que significa o mesmo que atender às funções biológicas do corpo.