O que é Massoterapia e para que serve?

Durante a vida nos deparamos com os mais diversos problemas de saúde que além de incomodarem, prejudicam a nossa vida e podem até ser fatais. Para tratar as mais variadas doenças, a melhor opção ainda é procurar um médico, mas existem algumas formas de minimizar diversos problemas de saúde como a massoterapia.

O que é massoterapia?

Massoterapia é um conjunto de técnicas de massagens ocidentais e orientais que têm a função de proporcionar o bem estar, qualidade de vida e saúde para todos os tipos de pessoas, por meio de manobras terapêuticas como vibração, pinçamento, fricção, amassamento e deslizamento.

A massoterapia é feita através da manipulação manual dos tecidos moles do corpo e dos movimentos das articulações.

A massoterapia pode ser encontrada em spas, clínicas de estética e salões de beleza. Muitos profissionais também oferecem seus serviços de massoterapia à domicílio, só precisa procurar.

Para que serve a massoterapia?

As diversas técnicas de massagens que fazem parte da massoterapia oferecem infinitos benefícios para o ser humano e aqui vão os principais benefícios da massoterapia.

Diminui a dor – A massagem terapêutica é mais eficaz do que a acupuntura e quiropraxia na diminuição das dores nas costas, enxaquecas, partos, fibromialgia e câncer. A massoterapia pode diminuir e até acabar com as dores, porque, a massagem reduz o hormônio do estresse que se chama cortisol e aumenta os hormônios de alivio da dor, dopamina e serotonina. Essa mudança de hormônios faz com que o coração bata mais lentamente, diminui a pressão arterial e bloqueia os receptores de dor.

Fortalece a imunidade – O hormônio cortisol pode agir diminuindo as defesas do organismo, então como a massagem diminui esse hormônio, ela fortalece as células do sistema imunológico e ajuda no combate de doenças. Uma pessoa com o sistema imune comprometido, como um paciente com câncer que passa por quimioterapia, pode ter seu sistema imune fortalecido com as técnicas da massoterapia.

Reduz o estresse – O cortisol também é o responsável pelo estresse, e como a massoterapia diminui esse hormônio, o estresse pode desaparecer causando a sensação de bem estar, pois também estimula o hormônio serotonina. A massoterapia é conhecida por diminuir a ansiedade em mulheres com anorexia, em crianças com depressão e ajuda as pessoas a parar de fumar.

Melhora o sono – A massoterapia pode aumentar as ondas cerebrais que estão profundamente ligadas ao sono, isso quer dizer que as técnicas de massagem ajudam aos pacientes a dormirem melhor e combatem problemas de insônia.

Auxilia na cura de lesões – É comprovado que a massoterapia estimula a circulação de sangue em áreas com lesões, por isso, estimula a cura mais rápida. A massoterapia também ajuda na cicatrização, auxiliando atletas a voltar à ativa.

Ganho de peso em recém-nascidos prematuros – A massoterapia é uma forma de fazer bebês prematuros ganhar peso. De acordo com um estudo, bebês prematuros que receberam massagens terapêuticas, ganharam peso em pouco tempo.

Portanto a massoterapia reúne diferentes técnicas de massagem que tem como objetivo dar bem estar e saúde para todas as pessoas que procuram por esse tratamento. Lembrando que para conseguir os benefícios citados acima e muitos outros, é preciso procurar um profissional que saiba o que está fazendo.