Como a Massagem Promove Bem Estar

A massagem é um dos recursos mais antigos utilizados para a promoção do bem estar pessoal, alívio do estresse, e saúde, tanto física quanto mental. Há registros antigos do povo egípcio realizando massagens com finalidade terapêutica de cura e relaxamento. O toque das mãos do massoterapeuta alivia a tensão muscular, ativa a circulação sanguínea e favorece o relaxamento através da liberação e inibição de hormônios que aliviam o estresse e a dor local.

Há diversos tipos de massagens e cada uma é indicada de acordo com a necessidade do cliente. A massagem relaxante é aquela mais recomendada para as pessoas que estão estressadas e nervosas. Ela também melhora a qualidade do sono, a concentração, e favorece a clareza de pensamento.

Como a massagem melhora a saúde e promove o bem estar

A massagem é um tipo de terapia com benefícios comprovados. Estudiosos do Centro Médico Cedars-Sinai, localizado em Los Angeles, descobriu que, em apenas 45 minutos de massagem leve, é possível favorecer a sensação de contentamento e confiança, este resultado se dá pelo aumento de um hormônio conhecido como ocitocina. Já, entre aqueles que experimentaram um tipo de massagem mais completa, foi possível observar um aumento significativo no número de glóbulos brancos no sangue, o que significa uma melhora nos níveis de imunidade do corpo.

Os óleos terapêuticos utilizados pelo profissional e o clima acolhedor e relaxante, contribuem ainda mais para os seus benefícios. A massagem também atua no antes e pós-operatório, no tratamento de edemas, e equilíbrio hormonal.

A Tensão Pré Menstrual também pode ser amenizada pelos efeitos da massagem. Nesta fase, a mulher pode se sentir estressada devido às alterações hormonais que naturalmente ocorrem durante o período menstrual.

Massagem no ambiente de trabalho

Muitas vezes somos incapazes de realizar nossas tarefas como gostaríamos, e nem nos damos conta, do quanto desta incapacidade, pode estar relacionada ao cansaço. Então o corpo físico começa a dar sinais de dor e debilidade, e precisamos desacelerar a rotina do trabalho, ou, em casos mais graves, parar de trabalhar.

Para a grande maioria das pessoas, é natural passar mais tempo no trabalho do que em casa, e é neste ambiente que podem surgir problemas de saúde como dor na coluna por má postura, e problemas relacionados a ofícios que exigem a repetição dos movimentos. A dor na coluna é, ainda hoje, a maior causa de afastamentos do trabalho.

Para reduzir a ausência dos trabalhadores e favorecer o bem estar dos mesmos, algumas empresas estão adotando em seu calendário, um tipo de massagem conhecida como “massagem rápida”, ou, “Quick Massage”. Este tipo de massagem pode ser realizada sobre a roupa das pessoas, não exige muito espaço e o resultado é satisfatório. Uma vez que a massagem é aplicada o cliente já pode voltar ao trabalho se sentindo muito melhor.

Segundo Iara Pereira, sócia da empresa Conceito Zen que é especializado neste tipo de atendimento em empresas “a massagem é recomendada em diversas ocasiões por seu potencial terapêutico, cada vez mais essencial na vida das pessoas. Ela melhora a qualidade de vida e o desempenho daqueles que buscam por seus benefícios.

Para conhecer mais sobre o trabalho da empresa, acesse www.conceitozen.com.br

Como vimos, a massagem é uma excelente ferramenta para promover saúde e qualidade de vida para as pessoas. Gostaram?